Estruturas metálicas e galvanização

Notícias

08/02/2013

Indústria da Construção do Estado encerrou 2012 aquecida

O empresário pernambucano da Indústria da Construção mostra-se confiante no desempenho do segmento para 2013. A pesquisa Sondagem Indústria da Construção do último trimestre de 2012, divulgada nesta quinta-feira (31) pela Unidade de Pesquisas Técnicas (UPTEC), da FIEPE, registra mínimo de 57,5 pontos na expectativa do empresariado para os próximos seis meses, valor considerado positivo pelos especialistas. (Confira a pesquisa completa aqui).

Composto por quatro variáveis, o indicador de expectativas em Pernambuco destacou-se nos itens Compras de insumos e matérias-primas e Nível de atividade. O primeiro obteve 63,9 pontos, acompanhando o atual panorama de avanço nas expectativas do nível de atividade, que marcou 59,6 pontos. Já as variáveis Novos empreendimentos e serviços (58,5 pontos) e Número de empregados (57,5 pontos) atingiram em janeiro/2013 valores satisfatórios, mas abaixo do mês anterior.

De acordo com a pesquisa, as expectativas positivas resultam do desempenho satisfatório do setor. O indicador pernambucano de nível de atividade registrou 52,7 pontos, único com desempenho positivo nas três localidades pesquisadas (Brasil, Nordeste e Estado). Apesar disso, foi observado um declínio no nível de atividade em dezembro/2012 em relação novembro/2012. O nível de atividade efetiva em relação ao usual da indústria da Construção ficou em 53,2 pontos e número de empregados alcançou 54,3 pontos.

Quanto a análise da evolução financeira, nos quesitos Margem de lucro operacional e Situação financeira, avaliados trimestralmente pela pesquisa, a indústria pernambucana superou os 60 pontos no 4º trimestre/2012 comparado ao período anterior. O empresário pernambucano afirmou, que o Acesso ao crédito também melhorou, apesar de ter registrado 46,7 pontos, valor inferior ao nível satisfatório.

Fonte: FIEPE

imprimir esta notícia

enviar para um amigo

voltar para listagem