Estruturas metálicas e galvanização

Notícias

20/06/2013

Empresas fornecedoras da indústria de P&G e Naval recebem apoio da ABDI

Empresas fornecedoras da indústria de P&G e Naval recebem apoio da ABDI

Três empresas de Pernambuco foram selecionadas para participar do projeto-piloto de desenvolvimento de fornecedores para a indústria de petróleo, gás e naval, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A comunicação foi feita às empresas Galvanisa, Máquinas Piratininga e MCM Construções e Montagens na última terça-feira, durante a abertura da 12ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (Coteq 2013), em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Devido à complexidade do setor, a ABDI propõe a elaboração de um plano de negócios para cada empresa. A consultoria contratada pela ABDI identificará soluções integradas para o desenvolvimento dos fornecedores, explica o coordenador da Área de Energia da ABDI, Jorge Boeira. “O objetivo central será desenvolver estratégias customizadas para cada empresa, buscando sua inserção ou ampliação dos seus negócios no mercado de petróleo, gás e naval. O plano de negócios apontará possíveis alternativas de modernização, expansão industrial, criação de novas linhas de negócios, gestão da inovação e até desenvolvimento da sua própria rede de fornecedores, a depender da situação de cada empresa”, detalha Boeira.

Com duração de cinco meses a partir da seleção, o projeto será executado pela consultoria Produttare. Boeira conta que será feito, primeiramente, um diagnóstico em todas as áreas de negócios de cada empresa beneficiada. “Queremos, a partir deste diagnóstico e da interlocução com a alta administração destas empresas, discutir as melhores alternativas para a ampliação e modernização de capacidade produtiva, de gestão, qualificação de recursos humanos, inovação e tecnologia”, conclui o diretor Otavio Camargo.

O programa

O projeto-piloto de desenvolvimento de fornecedores em petróleo, gás e naval também beneficiará três empresas da Bahia e três de Minas Gerais, totalizando nove empresas nos três Estados (incluindo Pernambuco). Todas devem ser empresas de porte médio e médio-grande, de acordo com critérios do BNDES, explica Jorge Boeira. “Empresas deste porte possuem condições técnicas e financeiras de ingressar de forma mais competitiva no disputado mercado global de petróleo, com uma capacidade de alavancagem muito grande e podendo arrastar consigo uma ampla cadeia de fornecedores de micro e pequeno porte.”

O programa conta com um comitê gestor para selecionar as empresas participantes. Em Pernambuco, o grupo é formado por representantes da ABDI, MDIC, Petrobras, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Pernambuco (Simmepe).

O Estado da Bahia deverá selecionar as suas três empresas ainda esta semana. Em Minas Gerais, a seleção será finalizada na semana que vem. A médio prazo, o projeto piloto deverá ser ampliado para atender 30 empresas, na Bahia, no Rio de Janeiro, em Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Plano Brasil Maior

imprimir esta notícia

enviar para um amigo

voltar para listagem