Estruturas metálicas e galvanização

Notícias

21/05/2013

Casas de aço: Tendência que avança no Brasil

Casas de aço: Tendência que avança no Brasil

O aço já não pode mais ser visto como uma opção de construção apenas para indústrias, galpões e edifícios comerciais. Os sistemas construtivos em aço – tendência já consolidada em países desenvolvidos – vêm crescendo a cada ano também nos projetos residenciais no Brasil. Profissionais de renome nacional têm aderido à versatilidade do material, que permite maior leveza e agilidade em projetos residenciais. 


Confirmando esta tendência, a Revista Arquitetura & Aço, publicada pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), volta a focar o tema “Residências”, mostrando 10 projetos em que o material está presente em estruturas, revestimentos e outros elementos, compondo harmoniosamente com outros materiais. 

A Casa Corten, em São Paulo, marca a paisagem urbana com sua fachada em aço patinável. Já no Refúgio São Chico, o uso do light steel framing permitiu construir rapidamente uma casa com arquitetura moderna na serra gaúcha, enquanto um projeto em Minas Gerais valeu-se da agilidade e da precisão desse sistema construtivo. 

Em Barra do Una(foto abaixo), no litoral paulista, uma residência inspirada no modelo construtivo dos índios Yawalapiti aproveita a leveza da estrutura em aço. No Guarujá, outra casa se destaca pela estrutura que combina aço, madeira e concreto.

A revista também mostra bons exemplos de projetos que congregam a leveza do aço, a transparência do vidro e a linguagem contemporânea, como uma residência de Bragança Paulista. Já no Alto de Pinheiros, bairro nobre da capital paulista, a estrutura em aço favorece a integração entre os diferentes espaços de um anexo residencial. 

No bairro do Itanhangá, no Rio de Janeiro (RJ), elementos estruturais em aço permitiram “elevar” uma casa e aproximá-la da copa de árvores. No mesmo bairro, a estrutura em aço aparente da Casa Varanda é um dos aspectos mais marcantes do projeto. Para poder se abrir para uma das mais belas paisagens fluminenses, uma casa no Jardim Botânico, na zona sul carioca, se utiliza da estrutura em aço de forma a reduzir quase totalmente a interferência visual. 

imprimir esta notícia

enviar para um amigo

voltar para listagem