06/02/2013
Estrutura do Elevado do Joá no Rio com sinais de corrosão
Especialistas revelam que o problema da corrosão do Elevado do Joá, no Rio de Janeiro, ameaça a integridade da via. As estruturas de concreto do elevado do Joá sofrem há 40 anos com a corrosão provocada pela ação das marés e pela infiltração da água da chuva.
O elevado, que é o principal acesso entre a Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro, e a Zona Sul da cidade, está comprometido, segundo estudo feito pelo Programa de Engenharia Civil da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ).
No relatório consta que a situação é tão grave que existe risco de colapso, embora não seja possível estimar a data exata disso acontecer.
Há quatro anos a equipe estuda as condições estruturais do Elevado do Joá, porém, a prefeitura, que encomendou o estudo, argumenta que é preciso ouvir a opinião de mais especialistas.
Segundo o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, o parecer da Coppe não pode ser considerado conclusivo. O consórcio contratado para fazer a última recuperação estrutural do Joá teve como consultor o engenheiro Bruno Contarini, que descartou qualquer risco, desde que as estruturas corroídas fossem recuperadas.
A ideia principal desse estudo da Coppe é reconstruir praticamente todo o elevado, adotando técnicas de engenharia mais modernas, que facilitem a futura manutenção. É recomendado que o estudo comece o quanto antes, antes que a situação chegue a um ponto incontornável, que exija a interdição total da via, somente os pilares de sustentação podem ser mantidos.
Para que os riscos de acidentes sejam minimizados, as principais medidas a serem tomadas são: proibir a circulação de caminhões e reduzir o limite de velocidade para ônibus e carros de passeio, de 80 km/h para 60 km/h.
As opiniões dos especialistas se encontram bastante divididas e o custo da obra está cada vez mais alto. Ao invés de R$ 7 milhões, como anunciado pela prefeitura em dezembro de 2012, as obras de reforço estrutural custarão cerca de R$ 70 milhões. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou o novo valor das intervenções, pouco depois de aprovar proposta apresentada pela Secretaria municipal de Obras.
Fonte: The Christian Post